03 jun

Afine seu núcleo

Bradesco Plano de saude Individual
Os benefícios de exercícios consistentes e de fortalecimento da força são
amplamente divulgados, mas você sabia que prestar atenção especial
aos músculos do núcleo pode levar a uma melhor postura, diminuição da dor
nas costas e um risco reduzido de lesões? Isso ocorre porque esses músculos –
no abdômen, oblíquos, região pélvica e região lombar – ajudam a aliviar a pressão
da coluna lombar e sustentam toda a coluna vertebral, além de mantê-lo flexível. A
prancha é freqüentemente chamada de “o exercício definitivo do núcleo”, pois
fortalece profundamente (e rapidamente) esses músculos (e pode ser realizada
em qualquer lugar, a qualquer hora, por qualquer pessoa), mas não é a única
opção disponível. Natação, perna levanta e ponte também são eficazes. Os
humanos não foram construídos para suportar oito a dez horas sentados em uma
cadeira e olhando para a tela do computador. E, no entanto, dada a prevalência de
empregos no escritório, a maioria de nós não pensa duas vezes em gastar a maior
parte da vida em nossa garupa. Com o tempo, isso pode ter consequências
significativas. Esses músculos centrais mencionados acima ficam mal trabalhados,
com certeza, mas também sentados, como lembra o WebMD, “exercem grande
pressão sobre os músculos das costas, pescoço e coluna”. (É ainda pior se você
se agachar.) Sentar também pode comprimir sua medula espinhal e resultar em
uma ladainha de sintomas que podem exigir “qualquer coisa, desde cuidados de
suporte até cirurgia de emergência”, diz John Hopkins Medicine. Se você é
escravo da sua mesa – ou escravo de qualquer um de seus aparelhos eletrônicos,
especialmente a sua TV – acione um temporizador de tomate e suba, estique e
mova a cada 20 a 25 minutos.